Confira a rotina de um abusado e nada profissional analista de suporte.
📅 Segunda-feira
🕗 8:05am
Usuário chama dizendo que perdeu a 🔑 password. Disse a ele para usar um utilitário de recuperação de senhas chamado FDISK. Ignorante, me agradeceu e desligou. Meu Deus! E a gente ainda deixa essas pessoas votarem e dirigirem❔
🕗 8:12am
A contabilidade chamou para dizer que não conseguiam acessar a base de dados de relatórios de despesas. Dei a resposta Padrão dos Administradores de Sistema número 112:
👨 "Engraçado… Comigo funcionou…".
Deixei eles sofrendo um pouco enquanto eu desconectava minha cafeteira do no-break e conectava o servidor deles de volta. Sugeri que eles tentassem novamente. Ah… Mais um usuário feliz…
🕗 8:14 am
O usuário das 8:05 chamou dizendo que recebeu a mensagem:
“⚠ Erro no acesso ao drive 0″.
Disse a eles que isso era problema de SO e transferi a ligação para o microsuporte.
🕚 11:00 am
Relativamente calmas as últimas horas. Decidi reconectar o telefone do suporte para ligar para minha namorada. Ela disse que os pais dela virão para cidade nesse fim-de-semana. Coloquei ela “em espera” e transferi a ligação para o almoxarifado. O que ela está pensando? Os torneios de “🎮 Doom” e “🎮 Myst” são neste fim-de-semana!
🕛 12:00 pm
🍗 Almoço
🕒 15:00 pm
Retorno do almoço.
🕓 15:55 pm
Acordei da soneca. Sonhos ruins me dão tremores. Empurrei os servidores sem razão. Voltei para a soneca 💤
🕓 16:23 pm
Outro usuálio liga. Quer saber como mudar fontes em um formulário. Perguntei qual chip estavam usando. Falei para eles ligarem novamente quando descobrirem.
🕔 16:55 pm
Resolvi rodar a macro “Criar Salvar/Replicação de Conflitos” para que o próximo turno tivesse algo a fazer…
📅 Terça-feira
🕘 8:30 am
Terminei a leitura do log de suporte da noite anterior. Pareceram ocupados. Tempos terríveis com Salvar/Replicação de Conflitos…
🕘 9:00 am
Gerente de suporte chega. Quer discutir minha atitude. Cliquei no PhoneNotes SmartIcon.
👨 “Adoraria, mas estou ocupado“, gritei enquanto pegava as linhas de suporte, que (misteriosamente) acenderam.
🕙 9:35 pm
O chefe da equipe da N&T precisa de ID para novos empregados. Disse ele que precisava do formulário J-25R=3D9C9SMOTW1. Ele nunca tinha ouvido falar de tal formulário. Disse a ele que estava no banco de dados de FORMULÁRIOS ESPECIAIS. Ele nunca ouvira falar de tal banco de dados. Transferi a ligação para o almoxarifado.
🕙 10:00 am
Suelen ligou pedindo um novo ID. Disse que precisaria da matrícula, nome de departamento, nome do gerente e estado marital. Rodei @DbLookup nos bancos de dados de Controle de Doenças e não achei nada. Disse a ela que o novo ID estaria pronto à noite. Relembrando as lições de “Reengenharia para Parceria de Usuários”, ofereci-me para entregar pessoalmente em sua casa.
🕙 10:07 am
O rapaz do almoxarifado passou por aqui dizendo que estava recebendo ligações estranhas ultimamente. Ofereci a ele um treino em Notes. Começando agora. Deixei ele olhando a console enquanto saí para fumar.
🕐 13:00 pm
Voltei da pausa para o cigarro. O almoxarife disse que os ☎ telefones ficavam tocando demais, então ele transferia as ligações para moça da cafeteria. Começo a gostar desse rapaz.
🕐 13:05 pm
Grande comoção! Gerente de suporte cai num buraco aberto onde eu tinha tirado os tacos, na frente da porta do seu escritório. Falei para ele da importância de não entrar correndo na sala do computador, mesmo que eu grite:
👨 "Meu Deus… 🔥 Fogo!"
🕒 14:00 pm
A secretaria jurídica liga e diz que perdeu a 🔑 password. Pedi a ela que cheque sua 👜 bolsa, chão do carro e no banheiro. Disse que provavelmente caiu atrás da máquina. Sugeri que ela coloque fita adesiva em todas as entradas de ar que ela encontrar no PC. Grunhindo, ofereci-me para lhe dar nova ID enquanto ela colava as fitas…
🕑 14:49 pm
O almoxarife voltou. Quer mais aulas. Tirei o resto do dia de folga.
📅 Quarta-feira
🕗 8:30 am
Detesto quando os usuários ligam para dizer que o chipset não tem nada a ver com fontes em um formulário.
Disse a eles:
👨 “Claro, vocês deviam estar checando o ‘bitset’ e não ‘chipset’“.
Usuário bobo pede desculpa e desliga.
🕘 9:10am
Gerente de suporte, com o pé engessado, volta ao escritório. Agenda um encontro comigo para 10:00 am. Usuário liga e quer falar com o gerente de suporte sobre terríveis socorros na mesa de suporte. Disse a eles que o gerente estava indo a uma reunião. Às vezes, a vida nos dá material…
🕙 10:00 am
Chamei o Plínio do almoxarifado para ficar no meu lugar enquanto vou no escritório do gerente. Ele disse que não vai me demitir, mas que pode sugerir vários movimentos laterais na minha carreira. A maioria envolvida com implementos agrícolas no terceiro mundo. Falando nisso, perguntei se ele já sabia de um novo bug que pega texto indexado dos bancos de dados e distribui aleatoriamente todas as referências. A reunião foi adiada…
🕚 10:30 am
Disse ao Plínio que ele está se saindo muito bem. Ofereci para lhe mostrar o sistema corporativo de PBX algum dia…
🕚 11:00 am
🍗 Almoço
🕔 16:55 pm
Retorno do almoço.
🕔 17:00 pm
Troca de turno. Vou para casa.
📅 Quinta-feira
🕗 8:00 am
Um novo funcionário (Roni) começou hoje. "Boa sorte", disse a ele. Mostrei a sala do servidor, o armário de fios e a biblioteca técnica. Deixei-o com um PC-XT. Falei para ele parar de reclamar. O Notes rodava igual, tanto em monocromo quanto em cores.
🕘 8:45 am
Finalmente, o PC do novato deu boot. Disse a ele que iria criar novo usuário para ele. Setei o tamanho mínimo de 🔑 password para 64. Saí para fumar.
🕘 9:30 am
Apresentei o Plínio ao Roni. "Boa sorte", comentou o Plínio. Esse rapaz não é o máximo?
🕚 11:00 am
Ganhei do Plínio no dominó. Roni sai. Tirei o resto das peças da manga ("tenha sempre backups"). Usuário liga, diz que servidor de contabilidade está fora do ar. Desconecto o cabo Ethernet da antena do rádio (melhor recepção) e ligo de volta no hub. Disse a ele que tentasse novamente. Mais um usuário feliz!
🕛 11:55 am
Expliquei ao Roni a política corporativa 25.011.01:
"Sempre que novos empregados começam em dias que terminam em 🅰 , estão obrigados a prover sustento e repouso ao analista técnico sênior do seu turno".
Roni duvida. Mostrei o banco de dados de "políticas corporativas".
👨 "Lembre-se, a 🍕 pizza é de peperoni, sem pimenta !", gritei enquanto Roni pisa no taco solto ao sair.
🕐 13:00 pm
Oooooh! 🍕 Pizza me dá um sono 💤💤
🕔 16:30 pm
Acordo de uma soneca refrescante. Peguei o Roni lendo anúncios de emprego.
🕔 17:00 pm
Troca de turno. Desligo e ligo o servidor várias vezes (teste do botão On-Off…). Até amanhã…
📅 Sexta-feira
🕗 8:00 am
Turno da noite continua tendo problemas para trocar unidade de força do servidor. Disse a eles que estava funcionando direito quando sai.
🕘 9:00 am
Roni não está aqui ainda. Decidi que deveria começar a responder as chamadas eu mesmo.
🕘 9:02 am
Chamada de usuário. Diz que a base em Sergipe não consegue replicar. Eu e Plínio determinamos que é problema de fuso horário. Mandei eles ligarem para Telecomunicações.
🕘 9:30 am
Meu Deus! Outro usuário! Eles são como formigas. Dizem que estão em Alagoas e não conseguem replicar com Tocantins. Falei que era fuso horário, mas com duas horas de diferença. Sugeri que eles ressetassem o time no servidor.
🕙 10:17 am
Usuário do Espírito Santo liga. Diz que não consegue mandar 📧 e-mail para o Acre. Disse para eles setarem o servidor para três horas adiantado.
🕚 11:00 am
E-mail da corporação diz para todos pararem de ressetar o time dos servidores. Troquei o “date stamp” e reenviei para Pernambuco.
🕚 11:20 am
Terminei a macro @FazerCafe. Recoloquei o ☎ telefone no gancho.
🕚 11:23 am
O Ceará liga, perguntando que dia é hoje.
🕚 11:25 am
Gerente de suporte passa para dizer que o Roni pediu para sair.
👨 "Esta tão difícil achar boa ajuda…", respondi.
O gerente disse que ele tem um horário com o ortopedista essa tarde e pergunta se me importo em substituí-lo na reunião semanal dos administradores.
👨 "No problems", respondi.
🕚 11:30 am
Chamo Plínio e digo que a oportunidade bate à sua porta e ele é convidado para um encontro essa tarde.
👨 "Claro, você pode trazer seu jogo de dominó", digo a ele.
🕛 12:00 am
🍗 Almoço
🕐 13:00 pm
Começo backups completos no servidor Unix. Redireciono o device para NULL para o backup ser mais rápido.
🕐 13:03 pm
Backup semanal completo. Cara, como eu gosto da tecnologia moderna!
🕑 14:30 pm
Olho o banco de dados de contatos de suporte. Cancelo o compromisso de 2:45 pm. Ele deve ficar em casa descansando.
🕘 14:39 pm
Outro usuário ligando. Diz que quer aprender a criar um documento de conexão. Digo a ele para rodar o utilitário de documentos CTRL-ALT-DEL. Ele disse que o PC rebootou. Digo a ele para chamar o microsuporte.
🕒 15:00 pm
Outro usuário (novato) liga. Diz que a macro periódica não funciona. Disse a ele para incluir a macro @DeleteDocument no final da fórmula e prometi que lhe mandaria o anexo do manual que indica isso.
🕓 16:00 pm
Acabei de trocar a cor de font de todos os documentos para branco. Também setei o tamanho da letra para 2 nos bancos de dados de ajuda.
🕔 16:30 pm
Um usuário liga para dizer que não consegue ver nada em nenhum documento. Digo a ele para ir no menu Edit, opção Select All, e apertar a tecla Del e depois Refresh. Prometi que mandaria a página do manual que fala sobre isso.
🕘 16:45 pm
Outro usuário liga. Diz que não consegue ver os helps dos documentos. Digo a ele que irei consertar. Mudei a fonte para Wingdings.
🕔 16:58 pm
Conectei a cafeteira no hub Ethernet para ver o que acontece… Nada… (muito sério).
🕚 17:00 pm
O turno da noite apareceu. Digo a eles que o hub está agindo estranho. Desejo um bom fim-de-semana.
📅 Segunda-feira
🕗 8:05am
Usuário chama dizendo que perdeu a 🔑 password. Disse a ele para usar um utilitário de recuperação de senhas chamado FDISK. Ignorante, me agradeceu e desligou. Meu Deus! E a gente ainda deixa essas pessoas votarem e dirigirem❔
🕗 8:12am
A contabilidade chamou para dizer que não conseguiam acessar a base de dados de relatórios de despesas. Dei a resposta Padrão dos Administradores de Sistema número 112:
👨 "Engraçado… Comigo funcionou…".
Deixei eles sofrendo um pouco enquanto eu desconectava minha cafeteira do no-break e conectava o servidor deles de volta. Sugeri que eles tentassem novamente. Ah… Mais um usuário feliz…
🕗 8:14 am
O usuário das 8:05 chamou dizendo que recebeu a mensagem:
“⚠ Erro no acesso ao drive 0″.
Disse a eles que isso era problema de SO e transferi a ligação para o microsuporte.
🕚 11:00 am
Relativamente calmas as últimas horas. Decidi reconectar o telefone do suporte para ligar para minha namorada. Ela disse que os pais dela virão para cidade nesse fim-de-semana. Coloquei ela “em espera” e transferi a ligação para o almoxarifado. O que ela está pensando? Os torneios de “🎮 Doom” e “🎮 Myst” são neste fim-de-semana!
🕛 12:00 pm
🍗 Almoço
🕒 15:00 pm
Retorno do almoço.
🕓 15:55 pm
Acordei da soneca. Sonhos ruins me dão tremores. Empurrei os servidores sem razão. Voltei para a soneca 💤
🕓 16:23 pm
Outro usuálio liga. Quer saber como mudar fontes em um formulário. Perguntei qual chip estavam usando. Falei para eles ligarem novamente quando descobrirem.
🕔 16:55 pm
Resolvi rodar a macro “Criar Salvar/Replicação de Conflitos” para que o próximo turno tivesse algo a fazer…
📅 Terça-feira
🕘 8:30 am
Terminei a leitura do log de suporte da noite anterior. Pareceram ocupados. Tempos terríveis com Salvar/Replicação de Conflitos…
🕘 9:00 am
Gerente de suporte chega. Quer discutir minha atitude. Cliquei no PhoneNotes SmartIcon.
👨 “Adoraria, mas estou ocupado“, gritei enquanto pegava as linhas de suporte, que (misteriosamente) acenderam.
🕙 9:35 pm
O chefe da equipe da N&T precisa de ID para novos empregados. Disse ele que precisava do formulário J-25R=3D9C9SMOTW1. Ele nunca tinha ouvido falar de tal formulário. Disse a ele que estava no banco de dados de FORMULÁRIOS ESPECIAIS. Ele nunca ouvira falar de tal banco de dados. Transferi a ligação para o almoxarifado.
🕙 10:00 am
Suelen ligou pedindo um novo ID. Disse que precisaria da matrícula, nome de departamento, nome do gerente e estado marital. Rodei @DbLookup nos bancos de dados de Controle de Doenças e não achei nada. Disse a ela que o novo ID estaria pronto à noite. Relembrando as lições de “Reengenharia para Parceria de Usuários”, ofereci-me para entregar pessoalmente em sua casa.
🕙 10:07 am
O rapaz do almoxarifado passou por aqui dizendo que estava recebendo ligações estranhas ultimamente. Ofereci a ele um treino em Notes. Começando agora. Deixei ele olhando a console enquanto saí para fumar.
🕐 13:00 pm
Voltei da pausa para o cigarro. O almoxarife disse que os ☎ telefones ficavam tocando demais, então ele transferia as ligações para moça da cafeteria. Começo a gostar desse rapaz.
🕐 13:05 pm
Grande comoção! Gerente de suporte cai num buraco aberto onde eu tinha tirado os tacos, na frente da porta do seu escritório. Falei para ele da importância de não entrar correndo na sala do computador, mesmo que eu grite:
👨 "Meu Deus… 🔥 Fogo!"
🕒 14:00 pm
A secretaria jurídica liga e diz que perdeu a 🔑 password. Pedi a ela que cheque sua 👜 bolsa, chão do carro e no banheiro. Disse que provavelmente caiu atrás da máquina. Sugeri que ela coloque fita adesiva em todas as entradas de ar que ela encontrar no PC. Grunhindo, ofereci-me para lhe dar nova ID enquanto ela colava as fitas…
🕑 14:49 pm
O almoxarife voltou. Quer mais aulas. Tirei o resto do dia de folga.
📅 Quarta-feira
🕗 8:30 am
Detesto quando os usuários ligam para dizer que o chipset não tem nada a ver com fontes em um formulário.
Disse a eles:
👨 “Claro, vocês deviam estar checando o ‘bitset’ e não ‘chipset’“.
Usuário bobo pede desculpa e desliga.
🕘 9:10am
Gerente de suporte, com o pé engessado, volta ao escritório. Agenda um encontro comigo para 10:00 am. Usuário liga e quer falar com o gerente de suporte sobre terríveis socorros na mesa de suporte. Disse a eles que o gerente estava indo a uma reunião. Às vezes, a vida nos dá material…
🕙 10:00 am
Chamei o Plínio do almoxarifado para ficar no meu lugar enquanto vou no escritório do gerente. Ele disse que não vai me demitir, mas que pode sugerir vários movimentos laterais na minha carreira. A maioria envolvida com implementos agrícolas no terceiro mundo. Falando nisso, perguntei se ele já sabia de um novo bug que pega texto indexado dos bancos de dados e distribui aleatoriamente todas as referências. A reunião foi adiada…
🕚 10:30 am
Disse ao Plínio que ele está se saindo muito bem. Ofereci para lhe mostrar o sistema corporativo de PBX algum dia…
🕚 11:00 am
🍗 Almoço
🕔 16:55 pm
Retorno do almoço.
🕔 17:00 pm
Troca de turno. Vou para casa.
📅 Quinta-feira
🕗 8:00 am
Um novo funcionário (Roni) começou hoje. "Boa sorte", disse a ele. Mostrei a sala do servidor, o armário de fios e a biblioteca técnica. Deixei-o com um PC-XT. Falei para ele parar de reclamar. O Notes rodava igual, tanto em monocromo quanto em cores.
🕘 8:45 am
Finalmente, o PC do novato deu boot. Disse a ele que iria criar novo usuário para ele. Setei o tamanho mínimo de 🔑 password para 64. Saí para fumar.
🕘 9:30 am
Apresentei o Plínio ao Roni. "Boa sorte", comentou o Plínio. Esse rapaz não é o máximo?
🕚 11:00 am
Ganhei do Plínio no dominó. Roni sai. Tirei o resto das peças da manga ("tenha sempre backups"). Usuário liga, diz que servidor de contabilidade está fora do ar. Desconecto o cabo Ethernet da antena do rádio (melhor recepção) e ligo de volta no hub. Disse a ele que tentasse novamente. Mais um usuário feliz!
🕛 11:55 am
Expliquei ao Roni a política corporativa 25.011.01:
"Sempre que novos empregados começam em dias que terminam em 🅰 , estão obrigados a prover sustento e repouso ao analista técnico sênior do seu turno".
Roni duvida. Mostrei o banco de dados de "políticas corporativas".
👨 "Lembre-se, a 🍕 pizza é de peperoni, sem pimenta !", gritei enquanto Roni pisa no taco solto ao sair.
🕐 13:00 pm
Oooooh! 🍕 Pizza me dá um sono 💤💤
🕔 16:30 pm
Acordo de uma soneca refrescante. Peguei o Roni lendo anúncios de emprego.
🕔 17:00 pm
Troca de turno. Desligo e ligo o servidor várias vezes (teste do botão On-Off…). Até amanhã…
📅 Sexta-feira
🕗 8:00 am
Turno da noite continua tendo problemas para trocar unidade de força do servidor. Disse a eles que estava funcionando direito quando sai.
🕘 9:00 am
Roni não está aqui ainda. Decidi que deveria começar a responder as chamadas eu mesmo.
🕘 9:02 am
Chamada de usuário. Diz que a base em Sergipe não consegue replicar. Eu e Plínio determinamos que é problema de fuso horário. Mandei eles ligarem para Telecomunicações.
🕘 9:30 am
Meu Deus! Outro usuário! Eles são como formigas. Dizem que estão em Alagoas e não conseguem replicar com Tocantins. Falei que era fuso horário, mas com duas horas de diferença. Sugeri que eles ressetassem o time no servidor.
🕙 10:17 am
Usuário do Espírito Santo liga. Diz que não consegue mandar 📧 e-mail para o Acre. Disse para eles setarem o servidor para três horas adiantado.
🕚 11:00 am
E-mail da corporação diz para todos pararem de ressetar o time dos servidores. Troquei o “date stamp” e reenviei para Pernambuco.
🕚 11:20 am
Terminei a macro @FazerCafe. Recoloquei o ☎ telefone no gancho.
🕚 11:23 am
O Ceará liga, perguntando que dia é hoje.
🕚 11:25 am
Gerente de suporte passa para dizer que o Roni pediu para sair.
👨 "Esta tão difícil achar boa ajuda…", respondi.
O gerente disse que ele tem um horário com o ortopedista essa tarde e pergunta se me importo em substituí-lo na reunião semanal dos administradores.
👨 "No problems", respondi.
🕚 11:30 am
Chamo Plínio e digo que a oportunidade bate à sua porta e ele é convidado para um encontro essa tarde.
👨 "Claro, você pode trazer seu jogo de dominó", digo a ele.
🕛 12:00 am
🍗 Almoço
🕐 13:00 pm
Começo backups completos no servidor Unix. Redireciono o device para NULL para o backup ser mais rápido.
🕐 13:03 pm
Backup semanal completo. Cara, como eu gosto da tecnologia moderna!
🕑 14:30 pm
Olho o banco de dados de contatos de suporte. Cancelo o compromisso de 2:45 pm. Ele deve ficar em casa descansando.
🕘 14:39 pm
Outro usuário ligando. Diz que quer aprender a criar um documento de conexão. Digo a ele para rodar o utilitário de documentos CTRL-ALT-DEL. Ele disse que o PC rebootou. Digo a ele para chamar o microsuporte.
🕒 15:00 pm
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